sábado, 4 de abril de 2015

Experimentar é conhecer

 Dia desses encontrei um amigo, para um diálogo e para partilharmos vivências e experiências, ele é artista, é grafiteiro, seu pseudônimo é Daniel Odel, e mediante a esse conhecimento foi possível elaborar um estêncil arte, que por sua vez pude ver e experimentar na prática, em alguns momentos.


Foto: Lamarques Adam
 O grafite é a ação de escrever ou desenhar em "spot" ou seja em uma superfície na cidade, em um lugar publico, nas paredes de prédios e casas, nos muros e entre outros. E é atrelada a alguns movimentos sociais em destaque o Hip Hop. Esta manifestação teve inicio na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos, e esse movimento no Brasil mais especificamente em São Paulo ganhou forma em 1970.
 Mas, mais do que relatar onde surgiu e dialogar como a estética do grafite se modificou com o passar do tempo e especialmente quando veio para o Brasil, é importante também refletirmos por qual razão esse movimento tem seu valor. Desde o principio o grafite tem sido utilizado como arma para evidenciar opressões sofridas pela humanidade, além de retratar a realidade das ruas, com o intuito de obter liberdade e sendo favor de melhorias sociais.
Foto: Daniel Odel
 Além, notoriamente, de ser uma arte democrática, por seu suporte ser a cidade, onde um grade fluxo de pessoas de todas as classes sociais transitam a todo momento, sendo passível de fruição, por ser uma arte acessível a todos.
 A educação esta ligada também a experiências, ao pulo para o universo do outro, a relacionar-se a compartilhar ideias numa troca de saberes.
 Enfim a experiência faz com que conheçamos todas as facetas desse mundo, e nos enriquece de uma forma mais humana e prazerosa.

"Não se engane com o gato, pois, independência e liberdade é o que simbolizam essa imagem"



Por: Tricia Iziz

Nenhum comentário:

Postar um comentário