quinta-feira, 23 de julho de 2015

MASP-exposições

    Aleluia...... depois de muito tempo finalmente o MASP parece ter algumas exposições minimamente interessantes, a última vez que a meu ver isso tinha ocorrido foi na exposição "Caravaggio e seus Seguidores" em 2012, isso mesmo 2012. O espaço do MASP é incrível e um marco da arquitetura brutalista paulista, projetado por Lina Bo, mais sempre acho aquele espaço sub aproveitado ainda mais levando em conta o acervo imenso que possui.
  Enfim três exposições legais estão rolando, não são projetos gigantescos, mas sem dúvida marcantes,e todas acervo do próprio museu uuhhuuu: HISTÓRIAS DA LOUCURA: DESENHOS DO JUQUERY, ARTE DA ITÁLIA: DE RAFAEL A TICIANO,ARTE DA FRANÇA: DE DELACROIX A CÉZANNE.
  A que inicialmente me interessou muito foi  HISTÓRIAS DA LOUCURA: DESENHOS DO JUQUERY, sempre me interessei pela história da loucura (ou aquilo que é tido como loucura,e seus tratamentos,muitas vezes desumanos,até hoje) o asilo é um marco no tratamento  da loucura em São Paulo, criado pelo medico Franco da Rocha, e os relatos descritos no livro O Espelho do Mundo - Juquery, a História de um Asilo de Maria Clementina Pereira Cunha é um relato  incrivelmente realista das atrocidades vividas naquele espaço, com um profundo trabalho histórico de busca de fichas médicas, relatos , fotos entre outros materiais bibliográficos o livro é fácil de ler mesmo para quem não for da área , eu li no primeiro ano da faculdade de História e achei interessante a forma como aquilo que é diferente pode ser condenado e como muitas práticas permanecem até hoje talvez de formas mais sutis  mais que ainda buscam a exclusão de determinadas pessoas. Então os desenhos dos internos me interessam por serem a voz daqueles que vivenciaram essa experiência na integra.
Lembrando que o museu é grátis as terças feiras o dia todo,abrindo as 10:00 da manhã e as quintas no período da tarde (nunca fui nesse horário),como o museu tem um preço meio que salgado R$25,00 inteira com politica de meia entrada nos outros dias,creio que vale a pena enfrentar as filas.

continua :Carmelita Costa 



Nenhum comentário:

Postar um comentário