quinta-feira, 23 de julho de 2015

MASP-exposições

    Aleluia...... depois de muito tempo finalmente o MASP parece ter algumas exposições minimamente interessantes, a última vez que a meu ver isso tinha ocorrido foi na exposição "Caravaggio e seus Seguidores" em 2012, isso mesmo 2012. O espaço do MASP é incrível e um marco da arquitetura brutalista paulista, projetado por Lina Bo, mais sempre acho aquele espaço sub aproveitado ainda mais levando em conta o acervo imenso que possui.
  Enfim três exposições legais estão rolando, não são projetos gigantescos, mas sem dúvida marcantes,e todas acervo do próprio museu uuhhuuu: HISTÓRIAS DA LOUCURA: DESENHOS DO JUQUERY, ARTE DA ITÁLIA: DE RAFAEL A TICIANO,ARTE DA FRANÇA: DE DELACROIX A CÉZANNE.
  A que inicialmente me interessou muito foi  HISTÓRIAS DA LOUCURA: DESENHOS DO JUQUERY, sempre me interessei pela história da loucura (ou aquilo que é tido como loucura,e seus tratamentos,muitas vezes desumanos,até hoje) o asilo é um marco no tratamento  da loucura em São Paulo, criado pelo medico Franco da Rocha, e os relatos descritos no livro O Espelho do Mundo - Juquery, a História de um Asilo de Maria Clementina Pereira Cunha é um relato  incrivelmente realista das atrocidades vividas naquele espaço, com um profundo trabalho histórico de busca de fichas médicas, relatos , fotos entre outros materiais bibliográficos o livro é fácil de ler mesmo para quem não for da área , eu li no primeiro ano da faculdade de História e achei interessante a forma como aquilo que é diferente pode ser condenado e como muitas práticas permanecem até hoje talvez de formas mais sutis  mais que ainda buscam a exclusão de determinadas pessoas. Então os desenhos dos internos me interessam por serem a voz daqueles que vivenciaram essa experiência na integra.
Lembrando que o museu é grátis as terças feiras o dia todo,abrindo as 10:00 da manhã e as quintas no período da tarde (nunca fui nesse horário),como o museu tem um preço meio que salgado R$25,00 inteira com politica de meia entrada nos outros dias,creio que vale a pena enfrentar as filas.

continua :Carmelita Costa 



sábado, 11 de julho de 2015

O Menino da Cidade




Existe uma chance para você, quando todo o sistema está contra você ?
Quando o mundo é frio e não se importa com você absolutamente ?
Quando aqueles que deviam te proteger não são capazes e provavelmente não foram protegidos  e   hoje repetem erros  num ciclo sem fim !!
Que chance existira pra você que chora as 10 da noite sendo pequeno, tendo fome e frio e não exite quem lhe socorra?
Que chance real você terá crescendo em plena Sé ?
Eu me pergunto o que será de vc ? 
O que aprendera? 
Como se vive apenas sobrevivendo, subsistindo?
Falando com o guarda o mesmo diz que vc não terá futuro, que infelizmente será um menor que rouba, mata e faz o que quer, um dia ele terá infelizmente que lhe prender e ele espera que eu não seja a vítima!! 
Mais no fim você é a vítima, pois nunca poderá fazer o que quiser, sua chance de escolha, de decisões e mesmo seus possiveis sonhos lhes  foram tirados antes mesmo de existirem, antes de você ter se dado conta que sonhar era possivel eles foram engolidos nessa praça,nessa cidade, nesse sistema.
Quem deveria se importar, lhe proteger te deixou, todos nos lhe deixamos.


Por Carmelita Costa